♥ Rejane

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quinta-feira, 17 de março de 2011

dicas para crianças com paralisia cerebral

ALGUMAS DICAS PARA TRABALHAR COM ALUNO PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL
GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO AQUI O MEU TRABALHO COM aluno que É PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL, PARA QUEM NÃO SABE HÁ VÁRIOS TIPOS DE PARALISIA CEREBRAL, OU MELHOR, GRAUS DE COMPROMETIMENTO, DOS MAIS LEVES AOS MAIS GRAVES. HÁ CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL QUE POSSUEM HABILIDADES SUFICIENTE PARA SEREM ALFABETIZADAS, OUTRAS TEM CAPACIDADE DE FALAR, MAS NÃO TEM COORDENAÇÃO PARA A ESCRITA E EXISTEM AS QUE NÃO TEM CONDIÇÕES NEM PARA A FALA, NEM PARA A ESCRITA.
É PRECISO ESTABELECER UMA COMUNICAÇÃO. PRIMEIRAMENTE É PRECISO SABER QUE OS PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL POSSUEM UM TEMPO DE RESPOSTA DIFERENTE DO NOSSO, MAIS LENTO.
É PRECISO QUE VOCÊ ESTEJA ATENTA (o), A UM SORRISO, UMA RECLAMAÇÃO, MOVIMENTOS CORPORAIS, AUMENTO DA TENSÃO, PEQUENOS MOVIMENTOS DOS DEDOS DAS MÃOS OU DOS PÉS, ABERTURA DA BOCA, O JOGAR-SE PARA TRÁS, CARETAS, QUALQUER TIPO DE SINAL DEVE SER CALOROSAMENTE RECONHECIDO. ESTAR ALERTA ÀS TENTATIVAS DE COMUNICAÇÃO ESTIMULA A APRENDER FORMAS DE INDICAR DESEJOS MAIS APROPRIADAS E MELHOR COMPREENDIDAS SOCIALMENTE. EXISTE HOJE A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, EM QUE A CRIANÇA É ESTIMULADA ATRAVÉS DE FIGURAS, COMO MOSTRAR UMA FIGURA DE UM TRAVESSEIRO PARA MOSTRAR QUE É HORA DE DORMIR, MOSTRAR UMA BOLA PARA MOSTRAR QUE É HORA DE BRINCAR E ASSIM POR DIANTE. MAS NO CASO DO EDUARDO O GRAU DE COMPROMETIMENTO DELE É SEVERO, ENTÃO SERIA MAIS DIFÍCIL TRABALHAR COM ESSAS FIGURAS, POIS ESTE É UM TRABALHO QUE TEM QUE SER FEITO POR VASTOS PERÍODOS E EM CASA ELE TAMBÉM TERIA QUE ESTAR SENDO FEITO PARA QUE A COMUNICAÇÃO FOSSE UMA SÓ. O QUADRO DELE É DE PARALISIA CEREBRAL, EVOLUINDO COM ATRASO NEURO PSICOMOTOR, APRESENTA DISTÚRBIO DE AQUISIÇÃO NA LINGUAGEM E DISFAGIA OROFARÍNGEA, RESUMINDO ELE NÃO FALA, NÃO ANDA E TEM UM SÉRIO COMPROMETIMENTO MOTOR.
A COMUNICAÇÃO ESTIMULA A APRENDER FORMAS DE INDICAR DESEJOS MAIS APROPRIADOS E MELHOR COMPREENDIDOS SOCIALMENTE, ASSOCIE AÇÕES COM OBJETOS. ESTIMULE A CRIANÇA A FAZER ESCOLHAS VISUAIS, OLHANDO EM DIREÇÃO DAQUILO QUE ELE QUER. MOSTRE AS OPÇÕES DE FORMA CLARA E SIMPLES EVITANDO A FALA EXCESSIVA PARA NÃO DISTRAIR A CRIANÇA, E SEMPRE DE MANEIRA DIVERTIDA E SEM PRESSÃO. É PRECISO PACIÊNCIA, POIS A RESPOSTA NÃO É IMEDIATA. ALGUMAS VEZES A CRIANÇA NÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NAQUELE MOMENTO, CONTORNE A SITUAÇÃO SEM DEMONSTRAR FRUSTRAÇÃO, POIS A INTENÇÃO É ESTIMULAR E ENCORAJAR.
QUALQUER COMUNICAÇÃO DEPENDE FUNDAMENTALMENTE DE UM VÍNCULO AFETIVO.




"APRENDA A OUVIR COM OS OLHOS, FALAR COM EXPRESSÕES FACIAIS, VER COM AS MÃOS".

3 comentários:

  1. Dicas perfeitas!!!Amei muito!!!

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  2. deboraappires@hotmail.com23 de setembro de 2012 às 16:02

    Estou começando nessa jornada na Educação Especial,amei suas dicas

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euzinha no Araiar sô

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FESTA JUNINA

Dedicatória

Dedico este blog aos amigos que fazem a diferença, à galera da turma 208 (antiga 402) do magistério do Princesa Isabel, aos professores, orientadores e direção e aos amigos blogueiros que buscam neste blog subsídios para seus planos de aula. Grande beijo da Educadora Rejane! ♥