♥ Rejane

♥ Rejane

domingo, 29 de agosto de 2010

ideias para independencia do brasil

Atividades para a semana da Pátria - 7 de Setembro.



7 de Setembro:

Independência do Brasil

Dia da Independência do Brasil - Mini-projeto:

Pesquisa
Praticamente em todas as cidades há desfiles no dia 7 de setembro. Grupos de militares, de policiais, de estudantes e muitos outros participantes desfilam pelas ruas ao som de músicas chamadas marchas e dobrados.
Peça aos alunos que se informem a respeito de como é comemorada a data em sua localidade.

Adornos
Incentive os alunos a explorarem folhas de jornais de modo a criar espadas e chapéus para brincarem com a Marchinha (Caixa de idéias). Deixe que criem livremente e auxilie quando necessário.

TEXTO INFORMATIVO:
Desde que chegaram aqui, em 1500, os portugueses eram os donos de tudo o que havia no Brasil.
Muitos brasileiros estavam descontentes com os portugueses e queriam que o Brasil fosse um país livre e independente. Mas os portugueses insistiam em mandar em tudo.
Depois de mais de 300 anos de mando português, no dia 7 de setembro de 1822, o príncipe D. Pedro I proclamou a independência e se tornou o primeiro imperador do Brasil.Desde então, somos reconhecidos como um país independente.
Cante com seus alunos a marchinha do Soldado. Se eles quiserem, encenem com chapéus e espadas feitas de jornais.

CANTE:
Marcha soldado,
Cabeça de papel.
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel.
O quartel pegou fogo.
Maria deu o sinal.
Acode, acode, acode
A bandeira nacional.
Fonte-Jogos e brincadeiras infantis.

Atividades para a semana da Pátria / Atividades para o dia 7 de Setembro / Atividades para o dia da Independência do Brasil.


























Atividades para a semana da Pátria - 7 de Setembro.



7 de Setembro:

Independência do Brasil

Dia da Independência do Brasil - Mini-projeto:

Pesquisa
Praticamente em todas as cidades há desfiles no dia 7 de setembro. Grupos de militares, de policiais, de estudantes e muitos outros participantes desfilam pelas ruas ao som de músicas chamadas marchas e dobrados.
Peça aos alunos que se informem a respeito de como é comemorada a data em sua localidade.

Adornos
Incentive os alunos a explorarem folhas de jornais de modo a criar espadas e chapéus para brincarem com a Marchinha (Caixa de idéias). Deixe que criem livremente e auxilie quando necessário.

TEXTO INFORMATIVO:
Desde que chegaram aqui, em 1500, os portugueses eram os donos de tudo o que havia no Brasil.
Muitos brasileiros estavam descontentes com os portugueses e queriam que o Brasil fosse um país livre e independente. Mas os portugueses insistiam em mandar em tudo.
Depois de mais de 300 anos de mando português, no dia 7 de setembro de 1822, o príncipe D. Pedro I proclamou a independência e se tornou o primeiro imperador do Brasil.Desde então, somos reconhecidos como um país independente.
Cante com seus alunos a marchinha do Soldado. Se eles quiserem, encenem com chapéus e espadas feitas de jornais.

CANTE:
Marcha soldado,
Cabeça de papel.
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel.
O quartel pegou fogo.
Maria deu o sinal.
Acode, acode, acode
A bandeira nacional.
Fonte-Jogos e brincadeiras infantis.

Atividades para a semana da Pátria / Atividades para o dia 7 de Setembro / Atividades para o dia da Independência do Brasil.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

http://perolascraps.p.e.pic.centerblog.net/3dd74e9e.gif

PROJETO ALIMENTAÇÃO,HIGIENE E SAÚDE



Justificativa:

A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.
O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.

Objetivo Geral:


Promover o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.


Público:

Este projeto é destinado ao 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, também pode ser adaptado para a Educação Infantil (EI – 6).

Duração:

Ele pode ser desenvolvido em 30 dias ou mais, depende do tempo que o professor deseja dispensar aos conteúdos trabalhados,

Objetivos Específicos:

*Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;
*Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;
*Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições;
*Identificar e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
*Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;
*Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
*Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
*Conscientização dos órgãos dos sentidos e suas utilidades para a vida diária; *Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo para que todos tenham saúde, valorizando as atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
*Adquirir conhecimentos das Ciências Naturais, sobre as plantas, vegetais, vacinas, doenças, a importância da água, da chuva e do sol para os seres vivos;
*Pesquisar e registrar sobre os hábitos alimentares da família e do seu grupo, identificando e utilizando gráficos;
*Identificar a moeda brasileira, conhecendo o sistema monetário;
*Identificar as cores;
*Desenvolver psicomotricidade;
*Desenvolver a criatividade;
*Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o à sua vida diária;
*Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
*Estimular o gosto e o hábito pela leitura e escrita;
*Memorizar e aprender através do lúdico;
*Desenvolver a expressão artística;


CONTEÚDOS E ÁREAS DE CONHECIMENTOS:

Linguagem escrita e oral:

*Linguagem oral;
*Reflexão sobre a linguagem oral e escrita;
*Contato com vários estilos de textos;
*Reconto de textos literários;
*Pseudoleituras;
*Reconhecimento das letras do alfabeto;
*Diferenciação entre letra, sílaba, palavra, frase e texto;
*Escrita espontânea;
*Escrita de textos pelo professor, produção de texto coletiva;
*Apreciação da leitura;
*Aquisição do processo de leitura e escrita;

Conhecimento matemático:

*Sistema de numeração, (traçado, noção de quantidade, sequência numérica);
*Semelhança/diferença, pertinência/correspondência um a um;
*Sistema monetário;
*Situações problemas envolvendo noções de adição, subtração e divisão; *Classificação e seriação;
*Agrupamento;
*Operações simples (adição, subtração e divisão);
*Grandezas de medidas não convencionais e convencionais;
*Noção de tempo, (horas);

Artes:

*Músicas, cantigas, parlendas,
*Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;

Ciências Naturais e Sociais:

*Meio ambiente;
*Seres vivos e suas necessidades;
*Corpo e higiene;
*Órgãos dos sentidos;
*Alimentação e saúde;
*Vegetais;
*A importância da preservação da água e dos recursos naturais;
*Nutrição e desnutrição;
*Hábitos de alimentação e higiene durante a história;
*Regras e princípios sociais;

Corpo e Movimento:

*Descoberta do corpo;
*Motricidade;
*Expressão corporal;
*Movimento;

  • Recursos:

    Livros de literatura infantil;
    Revistas;
    Textos diversos;
    Aparelho de TV, DVD e filmes;
    Rádio e CDs;
    Tintas, pincel. massa de modelagem, papéis diversos, cola, tesoura;
    Material escrito para recorte; (encarte de super-mercado ,farmácia, lojas, revistas jornal e outros);
    Fantoches;
    Jogos;
    Alimentos para degustação;
    Material diverso para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
  • Procedimentos:


    Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como: poemas, textos informativos, parlendas, advinhas, quadrinhas e histórias;
  • Confeccionar álbum dos alimentos;
    Confeccionar cartazes sobre os alimentos saudáveis e os prejudiciais á saúde;
    Confeccionar cartazes sobre os horários das refeições;
    Na rodinha trabalhar sobre o respeito á mesa e como comer corretamente.
    Fazer pesquisas sobre os hábitos alimentares da família;
    Cruzadinhas, labirintos e caça-palavras;
    Contação de histórias com fantoches;
    Jogo da memória das frutas;
    Bingo das frutas;
    Bingo de rótulos;
    Atividades de classificação com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;
    Atividades de escrita, letra inicial, final, quantas letras, sílabas. (consciência fonológica);
    Atividades de escrita de pequenos textos pelos alunos, (orientação da escrita na linha, margem, pontuação e outros); professor escriba;
    Leitura pelos alunos de pequenos textos conhecidos e decorados (quadrinhas, parlendas e poemas);
    Atividades com as letras do alfabeto e números;
    Sequência numérica e de quantidade;
    Atividades com identificação das horas;
    Atividades para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
    Atividades com tintas, modelagem, recorte e colagem, dobraduras;
    Atividades de mercadinho, utilizando dinheiro de brincadeira. (compra e venda);
    Passeio ao mercado e sacolão local;
    Relatório oral e através de desenhos sobre as visitas;
    Brincadeiras cantadas e de movimento no pátio.

Avaliação:

A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações, anotações pela professora, pelas conversas e questionamentos na hora da rodinha será possível verificar se houve êxito nos objetivos e também através da resolução das atividades propostas.


Sugestões para material de apoio:

Literatura infantil e livros pedagógicos:

O Sanduíche da Maricota - Avelino Guedes – Editora - Moderna
A Galinha Ruiva – Editora FTD.
Coleção Baú do Professor – Histórias e oficinas pedagógicas: histórias com projetos abrangendo várias áreas de conhecimento
Coleção A Nova Pré- Escola – projetos diários – Marisa Barreto – Editora Bolsa Nacional do Livro
Escovão e o Porcalhão – Ely Barbosa – Editora FTD
Coleção Cuidando do Corpo – Educação Infantil – Editora FAPI
Coleção Fantasia dos Dentinhos – Patrícia Amorim – Edições Sabida
Jogos, projetos e oficinas para Educação Infantil – Marília Centurión e outros – Editora FTD.
Educação Física Infantil – motricidade de 1 a 6 anos – Profª Catalina G. Rodriguez- Editora Porte

ESTE MATERIAL É MUITO INTERESSANTE-


CALIGRAFIA

VAMOS TREINAR A CALIGRAFIA





Image du Blog perolascraps.centerblog.net

QUEBRA CABEÇA ANIMAIS-DEZ PARTES EDUC.INFANTIL

DICA: AMPLIE AS FIGURAS , IMPRIMA E DEPOIS RECORTE SEGUINDO OS RISCOS PARA SEPARAR AS PEÇAS. PARA QUE AS PEÇAS FIQUEM MAIS DURAS PARA TRABALHAR COM MONTAGEM DO QUEBRA CABEÇA COM OS ALUNOS , COLAR CADA FIGURA EM UM PAPELÃO , DEPOIS RECORTAR.

FORMAR 2 EQUIPES, DAR AS PEÇAS E A EQUIPE QUE TERMINAR DE MONTAR PRIMEIRO É A VENCEDORA. OBJETIVO: TRABALHO EM EQUIPE


www.Maynababy.com Gifs Animados










não é um amor!!!
material do blog magia de ensinar==========bjs
rejane

dobraduras saci e sereia qualquer serie



Sereia grande:

20 cm x 20 cm

Sereia pequena:

10 cm x 10 cm

As crianças podem recortar figuras em jornais
e revistas e colocar na parte superior
da peça para representar a parte humana da sereia.


Saci- Pererê:

Chapéu: 6 cm x 6 cm

Rosto: 1 cm x 7 cm
Aproveite também para para perguntar se as

crianças já ouviram as lendas do Saci Pererê e da Sereia.

Leve livros ilustrados para sala de aula e conte as histórias.

euzinha no Araiar sô

euzinha no Araiar sô
FESTA JUNINA

Dedicatória

Dedico este blog aos amigos que fazem a diferença, à galera da turma 208 (antiga 402) do magistério do Princesa Isabel, aos professores, orientadores e direção e aos amigos blogueiros que buscam neste blog subsídios para seus planos de aula. Grande beijo da Educadora Rejane! ♥